Defendemos o ensino da Língua Inglesa por meio da habilidade de leitura, por acreditar que traz resultados mais rápidos e significativos em termos de aprendizagem. Optamos pelo método da leitura, por entender que, em função do advento da globalização, os brasileiros estão diariamente em contato com vocábulos em inglês, quer na propaganda, quer na linguagem da informática, quer no trabalho. Acreditamos que para dominar o uso oral de qualquer língua é necessário que o indivíduo desenvolva com facilidade a inteligência linguística e tenha, sobretudo, tempo para se dedicar à conversação, pois é necessário que a língua seja praticada diariamente, de modo que não haja perda de vocabulário e pronúncia. Como não fazemos fronteiras com países de língua inglesa e o número de empregos que exige o uso oral da língua é ainda muito restrito, vemos que a leitura traz mais benefícios a priori, inclusive para aqueles que pretendem fazer uma faculdade ou melhorar de cargo dentro da empresa. Todavia, isso não impede que o professor trabalhe oralidade em sala de aula, principalmente se o aluno cobrar do professor, alegando que precisa fazer uso da língua para se comunicar verbalmente no seu trabalho. Cabe ao professor elaborar material específico que contemple não só o inglês básico mas situações que exijam o uso do vocabulário que pode ser comumente usado pelo aluno na sua ocupação diária.Acreditamos numa proposta de trabalho
a) baseada numa metodologia que permita ao aluno ser ativo no processo de aprendizagem e, portanto, o construtor do seu próprio conhecimento;
b) na qual o professor seja mediador do processo de aprendizagem;
c) que considere as múltiplas inteligências, de modo que os alunos possam desenvolver suas competências com mais eficiência e autonomia;
d) multi e interdisciplinar, por acreditar que os conteúdos estão integrados, independentemente da área de conhecimento;
e) que explore os conteúdos de acordo com sua tipologia: factual, conceitual, atitudinal e procedimental;
f) cuja avaliação seja efetivada dentro do processo de aprendizagem, considerando toda e qualquer atividade realizada pelo aluno;
Temos, assim, alcançado resultados significativos e, principalmente, tido aprovação dos alunos, que passam a valorizar a disciplina e ao mesmo tempo fazer uso social da língua.