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ESTRATÉGIAS DE LEITURA

1. Cognatos - são palavras que têm, etimologicamente, uma origem comum . Frequentemente, o termo é utilizado para destacar pares de palavras de duas línguas que têm origem comum, grafias idênticas ou semelhantes, mas que evoluíram de forma diferente, total ou parcialmente, quanto ao significado.

Exemplo: clima Klima (alemão); clima (espanhol); climat (francês); climate (inglês); clima (italiano); climă (romeno)

Os cognatos podem ser iguais, parecidos ou muito parecidos com o português:
Exemplos: hospital, curious, transport

2. Falsos cognatos - são pares de palavras que, apesar de semelhantes em duas línguas, possuem origens e significados diferentes.

Exemplo: actually = na verdade, realmente

3. Marcas tipográficas - são recursos visuais empregados nos textos para chamar a atenção do leitor, tais como: números, palavras em negrigo, itálico ou sublinhado, símbolos, letras maiúsculas, títulos, gráficos, tabelas...
Ao estar diante de um texto, procure:

a} Associar o título e subtítulo às figuras;
b) Números se referem a quantidades, anos, idades, datas, horários, unidades de medidas etc;
c) Símbolos expressam linguagens (dinheiro, computação, elementos matemáticos etc.);
d) Negrito, itálico e sublinhado servem para chamar a atenção pelo fato de destacar palavras que são importantes para a compreensão do texto;
e) Parágrafos indicam que houve mudança de ideias relacionadas ao assunto tratado no texto;
f) Letras maiúsculas referem-se a nomes próprios, que indicam: pessoas, países, estados, cidades, empresas, organizações, ruas, avenidas, estradas, rios, lagos, ciclones, meses do ano e dias da semana etc.
g) Tabelas ajudam a interpretar dados que são abordados no texto.

4. Skimming - leitura rápida que tem por finalidade checar o sentido geral do texto, como ele está estruturado, e qual a intenção e/ou estilo do autor.

5. Scanning - técnica usada para extrair apenas informações específicas do texto. Não requer uma leitura do texto como um todo.

6. Inferência - técnica que permite a partir das informações do texto se chegar a conclusões lógicas.

7. Estruturas verbais - O verbo tem um papel importante no contexto por expressar as ações, identificando o tempo no contexto, o que auxilia no processamento da leitura.

TENSE                           ACTIVE VOICE                    PASSIVE VOICE

Simple present          I help                          I am helped
Present continuous    I am helping                I am being helped
Present perfect         I have helped              I have been helped
Simple past              I helped                      I was helped
Past continuous        I was helping               I was being helped
Past perfect             I had helped               I had been helped
Simple future           I will help                   I will be helped
Future perfect          I will have helped        I will have been helped
Conditional              I would help               I would be helped
Conditional perfect  I would have helped     I would have been helped

VERB FORM
 Infinitive (To) help
Gerund helping
Participle helped

8 Estruturas nominais - Quando nos deparamos com um grupo nominal, temos que localizar o núcleo, que é o substantivo, para iniciar o processo de compreensão, complementando no reconhecimento dos modificadors que são os adjetivos e os determinantes.

Exemplo:  This green T-shirt.
                  D     M       N
D = determinante   M=modificador   N=núcleo

Determinantes: articles, numerals, adjective pronouns, demonstrative pronouns, quantifiers.
Modificadores: adjectives, words which work as adjectives.
Núcleos: substantivos.

9. Afixos
    a. sufixos:  ...ful (cheio de), ...less (sem), ...hood (significa o estado do ser), ...ship (significa o estado do ser), ...ness (signifia a qualidade de), ...ity (equivale ao sufixo ...idade do português); ...tion (equivale ao sufixo ...ção do português), verbo + ...er (significa o agente da ação), verbo + …able /...ible (o mesmo que o sufixo …ável ou …ível do português), verbo + …ive /…ative (o mesmo que o sufixo …tivo ou …ível do português), adjetivo + …ly (o mesmo que o sufixo …mente do português).

Exemplos:

fruit (fruto)     -     fruitful (frutífero)     -     fruitless (infrutífero)
brother (irmão)     -     brotherhood (irmandande)
citizen (cidadão)     -     citzenship (cidadania)
faithful (fiel)     -    faithfulness (lealdade)

complex (complexo)     -     complexity (complexidade)

adopt (adotar)     -      adoption (adoção)

teach (ensinar)     -     teacher (professor)
accept (aceitar)     -     acceptable (aceitável)

access (acessar)     -     accessible (acessível)
decorate (decorar)     -     decorative (decorativo)
perfect (perfeito)     -     perfectly (perfeitamente)


   b. prefixos negativos: un_ (o contrário de), non_ (não), in_, il_, im_, ir_ (o contrário de), dis_ (o contrário de), a_ (falta de). 
Exemplos:

happy - unhappy (infeliz)
smoker - non-smoker (não fumante)
possible - inpossible (impossível)
obedience - disobedience (desobediência)
moral - amoral (imoral)

Acesse: http://www.sk.com.br/sk-morfo.htm para obter mais prefixos e exemplos.

10. conectivos - são conjunções, advérbios, preposições, locuções, etc., que servem para estabelecer uma conexão lógica entre frases e elementos da idéia. Em português essas palavras são chamadas de articuladores ou palavras conectivas. O uso correto destas palavras confere solidez ao argumento e consequentemente elegância ao texto.
Acesse: http://www.sk.com.br/sk-conn.html para obter exemplos.

11.Referência contextual - normalmente existem no texto elementos de referência que são usados para evitar repetições e interligar as sentenças, tornando a leitura mais compreensível e fluente.  Esses elementos aparecem na forma de pronomes diversos.
 
pessoais: I, you, he, she, it, we, you, they
demonstrativos: this, that, these, those
relativos: who, whom, that, which, whose...
possessivos adjetivos:  my, your, his, her, its, our, your, their
 
12. Palavras repetidas - quando certas palavras se repetem várias vezes no texto, mesmo com formas diferentes (exemplo: socialism, social, socialist, socialize), normalmente são importantes para a compreensão.  As palavras repetidas aparecem normalmente na forma de verbos, substantivos e adjetivos e nem sempre são cognatas.
 
13.Palavras-chaves - são aquelas que estão mais de perto associadas mais especificamente ao assunto do texto, podendo aparecer repetidas e algumas vezes na forma de sinônimos.  A identificação das palavras repetidas por meio do skimming leva-nos a ter uma visão geral do texto.